Cooperativa de transporte compra plotter de impressão para diminuir custos

A plotter permite à empresa personalizar os veículos em sua própria sede

A cooperativa Vip, parte do consorcio Transunião Transporte, adquiriu uma plotter de impressão para manter em sua garagem e criar os adesivos dos ônibus, micro ônibus e vans de seus associados, que atendem cerca de um milhão de passageiros na zona leste de São Paulo. “Este é mais um serviço que podemos prestar para nossos parceiros. Antes da compra da plotter, cada um deveria procurar por conta própria uma empresa capaz de fazer as mudanças necessárias para se adequar a legislação da SPtrans. Em muitos casos, as coisas não davam certo, e alguns carros eram multados, criando uma série de problemas”, conta o assessor de comunicação da empresa e coordenador da gráfica Adalberto J. Vieira.

plotter

plotter

A solução para a questão foi resolver tudo em casa. Com isso, a empresa investiu em uma plotter de impressão que pudesse atender a sua demanda. “Já ocupávamos um grande terreno, com um galpão, anfiteatro, quadra poliesportiva, refeitório, além de um estacionamento enorme. Tentamos nos adaptar a esta estrutura já existente. No galpão, já fazíamos a revisão e conserto mecânico dos veículos, decidimos criar uma área à parte para o envelopamento com a plotter de recorte”, adiciona Adalberto.

A plotter foi um bom investimento para o consórcio que conseguiu melhores preços e prazos de entrega para os sócios. “Em uma oficina tradicional, normalmente, são prestados mais serviços, como instalação de sistemas de som, insulm fim, alarme e outros acessórios. O nosso pedido era apenas mais um, que mesmo com prioridade, nos apresentava um prazo que gerava prejuízo. O carro podia estra rodando cheio de passageiros e não à espera de adesivos de identificação”, explica o presidente da cooperativa Lourival P. Lacerda.

A plotter é um modelo de impressora especial para atender tamanhos maiores que os tradicionais A4, da folha de sulfite, usadas em casas e escritórios. Ela dá ao usuário a opção de escolher entre o A3 até o A0, este último que equivale a quatro vezes o tamanho padrão de folha, chegando a cerca de um metro, tudo isso em altíssima resolução, acima de 3500 dpis. A plotter de recorte, além do poder impressão, ainda consegue recortar a folha, ou material adesivo em formas definidas pelo operador do programa. “Precisamos de adesivos de tamanhos e formas diferentes para colar nos ônibus. Eles precisam dessa identificação para prestar serviço para a população da cidade de São Paulo. Estamos pensando em expandir as operações para os municípios vizinhos, mas isso ainda é assunto para o futuro”, comenta Lourival.

Além da personalização dos automotivos, a plotter também fornece o material gráfico usado na empresa. “Conseguimos resolver dois problemas de uma única vez. Todo o material de comunicação com os sócios e com os passageiros é criado aqui mesmo. É uma boa forma de controlar todo o processo de comunicação. Antes da mudança das leis de publicidade na capital, ainda prestávamos esse serviço de impressão para as empresas que anunciavam no chamado busdoor conosco. Foi uma compra maravilhosa para a empresa”, finaliza o assessor Adalberto.