Importância do ensino superior na vida dos brasileiros

O ensino superior vem se tornando cada vez mais importante na vida dos brasileiros. Em meio à crise existente, ter uma boa formação é essencial para que se consiga vantagem no mercado de trabalho. As empresas hoje em dia não procurar mais quantidade na mão de obra e sim qualidade. Abaixo veja como acessar a Lista de Espera Prouni:

Os tempos mudaram e é cada vez maior o número de profissionais que exercem diversas funções. Estar preparado para este tipo de mercado requer muita aprendizagem que as vezes só podem ser adquiridas cursando uma faculdade.

É fato que o custo de uma universidade é elevado e quem não tem condições financeiras pode acabar tendo um afastamento do ensino superior. Porém, programas do Governo federal como Sisu e Prouni ajudam bastante a essas pessoas. Ambos só podem ser conseguidos através do Enem.

Prouni

O Programa Universidade para Todos, como já dito anteriormente, é um projeto do Governo Federal que busca incentivar os mais desfavorecidos a cursarem o ensino superior. Ele oferece bolsa parciais e integrais, dependendo da verba per capita que a família do candidato ao Prouni possui.

Para participar do Prouni é necessário fazer o Enem do ano anterior ao que se deseja ingressar em uma universidade. A redação não pode ser zerada e a média de todas as provas deve ser superior a 450 pontos.

A classificação é feita com a média da soma de todas as provas. O número de vagas geralmente é menor que o do Sisu, porém a nota de corte do Prouni é mais baixa e o fator renda acaba afastando muitas pessoas que ultrapassam o máximo requerido.

Lista de Espera Prouni 2020

A lista de espera Prouni é a classificação do Programa para a primeira e para a segunda chamada. Sua posição nessa lista vai depender da nota que você conseguiu durante a avaliação do Enem. Você pode conseguir melhores classificações caso outros candidatos que estejam com nota superior à sua já tenham sido aprovados em outro curso.

O ano de 2020 deve trazer mudanças para o Prouni, mas nada foi revelado sobre as listas ou se o processo terá alguma diferença se comparado a 2016. O mais provável é que se mantenha o método de classificação atual.

Lista de espera Prouni Primeira Chamada

A Lista de Espera Prouni da primeira chamada irá dar vaga aos mais bem classificados. No site do Prouni a lista é bem simples e fácil de se entender, não havendo grandes mistérios para saber se você está ou não na segunda chamada.

Lista de espera Prouni Segunda Chamada

A segunda chamada tende a ser feita no início de fevereiro. Nela estarão os alunos melhores classificados e que não tiveram oportunidade na primeira chamada, podem conferir a Lista de Espera Prouni.

Resultado Lista de Espera

Nenhuma data foi confirmada até o momento pelo Ministério da Educação sobre quando irá haver a inscrição no programa e quando sairá o resultado. Porém é possível medir aproximadamente quando isso irá ocorrer, isso a partir da data do resultado do Enem que sai no dia 19 de janeiro de 2020. Por isso, se assegure de já ter todos os documentos necessários para as inscrições até a divulgação da nota do Enem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *