Status

admin

Ofertas de nobreak crescem em época de chuvas

Para muitos, o nobreak é o equipamento de segurança mais importante para a rede de computadores de uma empresa. Em uma definição primária, trata-se de um estabilizador que mantém o fluxo constante de energia para aparelhos eletrônicos, só que com um adicional muito importante: ele conta com uma série de baterias internas que permitem manter os aparelhos ligados por três a quinze minutos dependendo do modelo. É o tempo para o usuário salvar seu trabalho e desligar de forma adequada a sua máquina. “Esses cinco minutos podem salvar sua vida. Há vídeos que demandam oito, dez horas de edição, uso o nobreak, porque não é nada legal correr o risco de perder tudo”, brinca o editor Ibraim Haddad.

Nobreak chuvas

Nobreak chuvas

Há alguns modelos diferentes de nobreak disponíveis ao consumidor. Ente eles variam o método de funcionamento, a tecnologia empregada, e claro, os valores. O nobreak off-line funciona literalmente como um fonte de energia alternativa. Eles estão disponíveis com preços mais em conta, mas por outro lado, há um ínfimo delay, de 16ms (milésimos de segundo), para seu acionamento. Assim, que a energia acaba, o próprio aparelho automaticamente detecta e ativa as baterias. “Este momento de processamento é pequeno e não afeta a maioria dos equipamentos, embora, em unidades mais sensíveis seja indicado o uso de um nobreak on-line”, explica o consultor técnico Walter Von Ortis.

O nobreak on-line ainda é dividido em duas categorias: paralelo e em série. Na versão em paralelo, temos a bateria e a energia vindo da rede ligadas ao mesmo tempo na saída do aparelho para o computador. “Neste caso, não há nenhum tipo de retardamento no acionamento da bateria. Por outro lado, o fluxo de energia vindo da rede é contínuo para o computador, o que limita a proteção contra oscilações da rede elétrica, a proteção existe, entretanto, ela não é 100% eficiente”, complementa Walter.

A melhor opção do mercado é o nobreak on-line em série. “Ele é perfeito, tem todas as funções em um”, brinca Walter. Ao usá-lo, o computador, ou outro eletrônico conectado, é alimentado o tempo todo pelas baterias e somente por elas. Sua forma de proteção é tão boa porque a energia proveniente da rede elétrica só é usada para recarregar as baterias, que a repassam conforme a necessidade do aparelho conectado. Assim qualquer variações ou ruídos não atingem o equipamento, que fica totalmente protegido.

“Independentemente de qual nobreak seja a sua escolha de compra, esteja atento ao estado das baterias e faça manutenções preventivas. Assim, você estará sempre protegido”, conclui Walter.